Celebrações da Eucaristia com assembleia regressam a 15 de Março

“O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje o regresso das celebrações públicas da Missa, a partir de 15 de março, mantendo a suspensão de procissões, incluindo o tradicional “compasso” da Páscoa. “O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março”, refere uma nota do organismo.

A CEP pede que se evitem procissões e outras expressões da piedade popular, como as ‘visitas pascais’ e a ‘saída simbólica’ de cruzes, de modo a evitar “riscos para a saúde pública”. O regresso das celebrações públicas, que tinham sido suspensas em janeiro, vão decorrer de acordo com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020 e “em consonância com as normas das autoridades de saúde”.

As mais de 80 indicações incluem normas para a higienização dos espaços, das pessoas e dos objetos de culto, a reserva de quatro metros quadrados para cada participante, o “obrigatório o uso de máscara” para todos e a adaptação de rituais litúrgicos para evitar o contacto físico, no contexto da pandemia. “Quanto à celebração doutros sacramentos, observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações”, acrescenta a CEP.”                                     in Patriarcado de Lisboa

Ler o comunicado completo da CEP

Do comunicado do nosso Pároco:

“Tendo em conta que sempre houve, e continuará a haver, na paróquia da Baixa da Banheira, um cumprimento rigoroso das orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, assim como, das normas das autoridades de saúde;

A partir do dia 15 de março as Eucaristias serão celebradas com as portas da igreja abertas e a presença normal da assembleia, no respeito pelas normas acima mencionadas;

O horário das Missas, condicionado pelas normas de recolhimento obrigatório aos fins de semana, a partir do dia 15 de Março, será como segue:

De Segunda a Sexta feira:
09h00 – Baixa da Banheira
Sábado:
09h00 – Baixa da Banheira
Domingo:
09h00 – Vale da Amoreira
10h00 – Baixa da Banheira
12h00 – Baixa da Banheira “