Bênção do Órgão litúrgico

A paróquia de São José Operário teve a graça de receber um órgão litúrgico doado por um Mecenas do Oriente (Macau) em Dezembro de 2020.

Órgão Viscount Unico 500 concebido com 56 registos distribuídos por 3 manuais e a pedaleira. Possui 61 notas musicais em cada manual e 32 no pedal

A celebração da bênção do órgão será realizada no dia 03 de Outubro pelas 16:30 na igreja da Baixa da Banheira.Tendo como convidado o coro LAUDATE de Lisboa (S. Domingos de Benfica) que irá participar na bênção do órgão seguido de um concerto de órgão e canto.

«A música sacra tem lugar muito importante na celebração dos divinos mistérios. Concretamente o órgão, na Igreja latina, exerce uma função de relevo: quer quando
acompanha o canto quer quando toca sozinho, aumenta o esplendor dos ritos sagrados,
contribui para o louvor divino, favorece a oração dos fiéis e eleva o seu espírito para Deus.
Dada a íntima relação do órgão com a música e o canto nas ações litúrgicas e nos exercícios
de piedade do povo cristão, convém que seja benzido antes de ser destinado ao uso litúrgico»     (Ritual das Bênçãos).

Viscount UNICO 500