Temas do Ano Pastoral

Ao longo deste ano pastoral 2021-2022 os seguintes temas marcarão a caminhada dos grupos e da igreja:

  • Encerramento do “Ano Jubilar de São José – Iniciativa assinala 150.º aniversário da declaração como padroeiro da Igreja universal, evocando em particular migrantes e trabalhadores. (ler mais)
  • Ano de celebração do Quinquénio da Exortação “Amoris Laeticia”: Ano da Familia – Por decisão do Papa Francisco e sob a coordenação do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, vai celebrar-se o Ano “Família Amoris Laetitia”: terá início a 19 de março de 2021, quinto aniversário da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, e terminará a 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma. (ler mais)
  • Sínodo dos Bispos “Por uma igreja Sinodal:Comunhão, Participação, Missão”, rumo a 2023 – Com esta convocação, o Papa Francisco convida toda a Igreja a questionar-se sobre a sinodalidade, um tema decisivo para a vida e missão da Igreja. (ler mais)
    • A sinodalidade representa o caminho pelo qual a Igreja pode ser renovada pela ação do Espírito Santo, ouvindo juntos o que Deus tem a dizer ao seu povo. No entanto, este caminho percorrido juntos não só nos une mais profundamente como Povo de Deus, mas também nos envia a cumprir nossa missão de testemunho profético que abrange toda a família humana, junto com nossas denominações cristãs e outras tradições de fé.
    • O princípio sinodal de ser ‘povo de Deus’ é ouvir o que o Paráclito dita. O Papa quer que os pastores se escutem. Mas não é só isso: é ouvir os irmãos cristãos, os que estão longe, os mais fracos e os deserdados.
    • Oração pelo Sínodo dos Bispos (ver)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.