Nota Histórica
“Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel» (LG. 53).
Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento.
Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal.
Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado.
Assim como na aurora se projecta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflecte o poder do Salvador que está para vir: a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido «remida de modo mais sublime» (LG. 53).
Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal.” in Secretariado Nacional da Liturgia
Cânticos para a Solenidade da Imaculada Conceição – Ano C (Liturgia)
O ensaio será 3º feira, dia 7 de Dezembro pelas 21h.
- Entrada: Exulto de Alegria no Senhor
- Acto Penitencial: kyrie 10
- Glória: Gloria 2 Vozes
- Salmo 97(98) ”Cantai ao Senhor um cântico novo! O Senhor fez maravilhas. “
- Aclamação ao Evangelho: Aleluia Imaculada Conceição
- Ladainhas: Ladainhas dos santos – Novo letra(Virgem Maria)
- Oração dos Fiéis: Respostas (numero 28)
- Apresentação dos Dons: Nossa Senhora do Sim
- Santo: Santo (F. Silva)
- Pai Nosso: Pai Nosso (Rocha Monteiro)
- Fração do Pão: Cordeiro (Olindo Marques) ou Cordeiro (Fernandes Silva)
- Comunhão: É celebrada a vossa glória
- Acção de Graças: Magnificat (Bernardo Terreiro)
- Final: Avé Maria, Cheia de Graça
- Final: Maria fonte da esperança
Trazer:
Deixe um comentário