Domingo da Palavra de Deus
A 30 de Setembro de 2019, o Papa Francisco, através o Motu Proprio Aperuit illis, instituiu o III Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus.
«(…) 2. No termo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, pedi que se pensasse num «domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu povo» (Carta Apostólica Misericordia et Misera, 7). A dedicação dum domingo do Ano Litúrgico particularmente à Palavra de Deus permite, antes de mais nada, fazer a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra, para podermos ser no mundo arautos desta riqueza inexaurível. (…)
3. Portanto estabeleço que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida. (…)»
Cânticos para o Domingo III do Tempo Comum (Domingo da Palavra)– Ano A (liturgia)
- Entrada: Cantai ao Senhor um cântico novo
- Acto Penitencial: kyrie 10
- Salmo : 26 (27) “O Senhor é minha luz e minha salvação.”
- Aclamação ao Evangelho: Aleluia (Carlos Silva) “Jesus proclamava o Evangelho do reino, e curava todas as doenças entre o povo.”
- Apresentação dos Dons: Tu Que Nas Margens do Lago
- Santo: Santo cartageno
- Fração do Pão: Cordeiro (Fernandes Silva) ou Cordeiro (Aragues)
- Comunhão: Aproximai-vos do Senhor
- Acção de Graças: A tua palavra Senhor
- Final: À Tua Palavra
Trazer:
Deixe um comentário