Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Diocese de Setúbal de 31 de Outubro a 1 de Dezembro

“Durante o mês de novembro, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vão peregrinar pelas sete vigararias da Diocese de Setúbal.

A 13ª etapa da peregrinação nacional dos símbolos da JMJ realiza-se na Diocese de Setúbal. Está a ser preparado um itinerário que vai levar a Cruz e o ícone de Maria a todas as vigararias (conjunto de paróquias) ao encontro dos jovens e menos jovens, nas suas diversas realidades, dentro e fora da Igreja Católica, proporcionando a todos momentos de oração, partilha, comunhão e encontro em Igreja.

Do calendário da peregrinação dos símbolos destacam-se grandes momentos diocesanos, como o acolhimento, no dia 31 de outubro ás 21h na Sé de Setúbal (ver video), e um encontro com os agentes educativo-pastorais, a 17 de novembro ás 21h15, na igreja de Santa Maria, no Barreiro, a 20 de novembro no Santuário de Cristo Rei, em Almada. A despedida dos dois símbolos é também um momento de união e de congregação de todos os jovens, no dia 1 de dezembro, na vigararia do Seixal.”  Ler mais       in Diocese de Setúbal

“Entre 1 de novembro e o dia 1 de dezembro, os dois símbolos da JMJ vão percorrer as sete vigararias ddiocese sadina: Setúbal (1 a 4 de novembro); Palmela-Sesimbra (5 a 8 de novembro); Montijo (9 a 12 de novembro); Barreiro-Moita (13 a 17 de novembro); Almada (18 a 21 de novembro); Caparica (22 a 26 de novembro) e Seixal (27 de novembro a 1 de dezembro).”  in Agencia Ecclesia

História do nascimento da JMJ

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo; a primeira edição aconteceu em 1986, em Roma.

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A cruz da JMJ foi entregue por João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; No ano 2000, o mesmo Papa confiou aos jovens uma cópia do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”. “  in Agencia Ecclesia

A nossa paróquia recebe os símbolos da JMJ no dia 15 de Novembro ás 8h30 no largo da Igreja. Estão todos convidados a participar no seu acolhimento.

Programa da peregrinação dos símbolo da JMJ na diocese de Setúbal