O ensaio para a liturgia de Quarta-Feira de Cinzas será sábado, dia 1 de Março à mesma hora.
Na mensagem para a Quaresma deste ano intitulada “Caminhemos juntos na esperança”, Francisco recorda que “caminhar juntos, ser sinodal, é esta a vocação da Igreja. Os cristãos são chamados a percorrer o caminho em conjunto, jamais como viajantes solitários. O Espírito Santo impele-nos a sair de nós mesmos para ir ao encontro de Deus e dos nossos irmãos, e nunca a fechar-nos em nós mesmos”. in Vaticannews
“O Papa Francisco apresentou a mensagem para a Quaresma deste ano, escrita antes do seu internamento, em que propõe um exame de consciência baseado em três etapas fundamentais:
1. Caminhar – Cada pessoa deve questionar-se sobre o seu percurso de vida: está realmente em movimento ou permanece estagnada? É um convite a sair da zona de conforto e a procurar libertação das situações de pecado e indignidade. O Papa sugere que nos confrontemos com a realidade dos migrantes e peregrinos para melhor compreendermos o que Deus nos pede.
2. Caminhar juntos – A reflexão passa para a dimensão comunitária: somos capazes de escutar os outros, colaborar e acolher aqueles que se aproximam de nós? O desafio é evitar o egoísmo e promover um espírito de comunhão nas famílias, locais de trabalho e comunidades religiosas.
3. Caminhar juntos na esperança – O Papa questiona a nossa relação com Deus: acreditamos verdadeiramente no Seu perdão e na salvação? A esperança deve traduzir-se num compromisso concreto com a justiça, a fraternidade e o cuidado da criação, garantindo que ninguém seja excluído.
Esta mensagem apresenta-se como uma proposta clara e incisiva para um tempo de reflexão e renovação espiritual durante a Quaresma.” in Diocese da Guarda
Deixo-vos aqui o link da mensagem completa do Papa Francisco para a Quaresma – Ler mais
Breve comentário e escrutino da mensagem da Quaresma do Papa – Ler mais
“Caducidade: eis o que significa a cinza. A nossa caducidade, não a dos outros. A nossa; a minha! Do meu passamento é que ela me fala, quando o sacerdote no início da Quaresma, com a cinza dos ramos, um dia frescos e verdes do último Domingo de Ramos, me desenha na fronte o sinal da cruz, dizendo “lembra-te, ó homem, que és pó e em pó te hás de tornar”.Tudo se torna cinza. A minha casa, a minha roupa, os meus móveis, o meu dinheiro; campos, prados, bosques. O cão que me acompanha e o animal que está no curral. A mão com que escrevo, o olho que lê, e todo o meu corpo. As pessoas que amei; aquelas que odiei e as que temi. O que me pareceu grande sobre a terra, o que me pareceu pequeno, o que considerei desprezível – tudo cinza, tudo…” In Arquidiocese de Braga
Cânticos para a Quarta-Feira de Cinzas – Ano C (liturgia)
- Entrada: Olhai para mim Senhor
- Salmo: 50 (51) “Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós.”
- Aclamação ao Evangelho: Louvor a Vós (M.Luis) “Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações.”
- Súplica de Perdão: Senhor, Tende Piedade (Tomás de Aragues)
- Imposição das Cinzas: Tende Compaixão
- Imposição das Cinzas: Convertei-vos ao Senhor
- Imposição das Cinzas: Perdoa o teu povo
- Oração dos Fiéis: Respostas (numero 14)
- Apresentação dos Dons: Chegaram os dias de penitência
- Santo: Santo (A. Webber)
- Cordeiro: Cordeiro (Aragues)
- Comunhão: Aquele que meditar dia e noite
- Acção de Graças: Do abismo em que vivo ou Senhor atendei o nosso clamor
- Final: Irmãos, Convertei
Deixe um comentário