Nota Histórica
“João Baptista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28).
Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma «Voz» de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.
A Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos vem visitar na Eucaristia, e dêmos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Baptista.”
in Secretariado Nacional da Liturgia
Cânticos para o Solenidade do Nascimento de S. João Baptista – Ano B (Liturgia)
- Entrada: Apareceu um homem (São João Batista)
- Acto Penitencial: Somos o Teu Povo Pecador
- Glória: Gloria 2 Vozes
- Salmo: 138 (139) ”Senhor eu Vos dou graças por tantas maravilhas! As vossas obras são admiráveis.”
- Aclamação ao Evangelho: Aleluia (Carlos Silva) “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, irás à frente do Senhor a preparar os seus caminhos.”
- Apresentação dos Dons: Apareceu um homem (São João Batista) ou Não fostes Vós que me escolhestes
- Santo: Santo (A. Webber)
- Cordeiro: Cordeiro (Aragues)
- Comunhão: Os povos proclamam ou Eu Desejei Ardentemente
- Final: Quero Ouvir Teu Apelo Senhor
Trazer
Deixe um comentário